SALMO 139:16 ENSINA UMA PREDESTINAÇÃO INCONDICIONAL E UM DETERMINISMO ABSOLUTO?




SALMO 139:16 ENSINA UMA PREDESTINAÇÃO INCONDICIONAL E DETERMINISMO ABSOLUTO?

Muitos calvinistas têm usado o texto de salmo 139:16 para apoiar sua crença no determinismo divino e na predestinação incondicional.

A doutrina, para não dizer heresia, do determinismo absoluto ensina que todas as coisas, inclusive a vontade humana, estão subordinadas ao pré-determinismo de leis naturais imutáveis ou de um Deus imutável. Assim sendo, o determinismo absoluto nega a existência da liberdade humana e afirma que todas as ações e vontades do homem estão meticulosamente predeterminadas por Deus. Em outras palavras, tudo o que o homem faz, seja bom ou ruim, não é resultado de uma liberdade humana, mas, sim, de uma vontade predeterminante de Deus. Assim sendo, todos os atos do homem foram previamente determinados por Deus a fim de que o homem cumpra exatamente o propósito divino.

Desta forma, os deterministas calvinistas utilizam o salmo 139:16 a fim de apoiar sua teologia fatalista. Em salmo 139:16 lemos a seguinte declaração do salmista Davi:

“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”. (grifo nosso).

O texto bíblico supracitado aparentemente ensina que Deus escreveu e predeterminou todos os dias do homem, ou seja, aparentemente todos os nossos dias foram previamente predeterminados por Deus e, de tal forma, que todos os atos dos homens foram previamente programados por Deus. Mas, será que o texto realmente está ensinado isto?

A priori, destaca-se que a doutrina do determinismo absoluto é estranha as Escrituras Sagradas e, portanto, se constitui em um ensino heterodoxo que exclui qualquer liberdade e responsabilidade humana e, por sua vez, atribuiu a Deus os pecados cometidos pelos homens. Desta forma, o salmo de Davi (139) não possui natureza determinista e, portanto, não ensina um determinismo absoluto dos atos humanos.

Passemos a elencar 4 argumentos que provam que o texto de salmo 139:16 não está ensinando um determinismo absoluto:

ARGUMENTO 1: LINGUÍSTICO

A palavra hebraica geralmente traduzida por “determinados” é o verbo “yatsar” e seu significado, segundo a maioria dos dicionários linguísticos de hebraico e a Bíblia de Estudo Palavras Chave, é formar, moldar ou criar. Desta forma, ao contrário de muitas traduções que impõe sua teologia ao texto sagrado, a melhor tradução de salmos 139:16 seria:

“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia” (ARC).

Teus olhos podiam ver-me como um embrião, mas, em teu livro, todos os meus dias já estavam escritos; meus dias foram moldados antes que qualquer deles existisse”. (Bíblia Judaica Completa).

“tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro, quando ainda nenhum deles existia”. (NTLH).

Assim sendo, os dias não foram determinados, mas, sim, criados/moldados/formados por Deus.

Desta forma, o que Davi está dizendo é que todos os dias do homem foram criados por Deus, porquanto foi Deus quem criou o próprio homem.

ARGUMENTO 2: DA SUPOSTA CONTRADIÇÃO

Temos que considerar que se o texto de salmo 139:16 estiver ensinando um determinismo absoluto dos atos humanos, logo, este ensino confrontará outros textos bíblicos que ensinam que Deus é santo (1Pe 1:15,16) e não conduz ninguém a tentação (Tg 1:13).

Pois, se Deus predeterminou todos os atos que o homem irá praticar durante sua vida, logo, os pecados cometidos pelos homens foram escolhidos e predeterminados por Deus e não pelo homem, fazendo com que Deus seja o pecador e aquele que conduz o homem a pecar. Tal ensinamento é absurdo e estranho às Escrituras, pois entra em contradição com os textos de 1Pe 1:15,16 e Tg 1:13 que ensinam, respectivamente, que Deus é santo e não pode pecar (desejar o mal) e, também, Deus não conduz ninguém a tentação a fim de que pegue.

Logo, se afirmamos que salmo 139:16 está ensinando um determinismo absoluto, transformaremos Deus no autor do pecado e, portanto, em um Deus que não é santo e que conduz irresistivelmente o homem a prática do pecado.

Ademais, se Deus predeterminou o dia que nasceríamos e o dia que morreríamos, conforme os deterministas ensinam através de uma hermenêutica equivocada de salmo 139:16, este ensinamento entrará em contradição com os textos de Ec 7:17; Ex 20:12; Ef 6:2-3. Pois, o texto de Ec 7:17 ensina que é possível que o homem morra “antes do seu tempo”, tendo sua vida abreviada. Já o texto de Ex 20:12 ensina que a vida pode ser prolongada e, portanto, o homem pode morrer depois do seu tempo. Por fim, em Ef 6:2-3, lemos que o homem pode aumentar sua expectativa de vida se honrar seus pais. Tais textos deixam claro a relação sinergista entre Deus e o homem, onde referente relação está condicionada a obediência ativa e voluntária do homem para com Deus.

Desta forma, se analisarmos os textos citados, Deus não poderia ter fixado de forma inexorável o dia do nascimento e da morte de cada homem, pois senão não haveria possibilidade de o homem prolongar seus dias ou reduzi-los de acordo um seus atos livres diante de Deus, conforme Ec 7:17; Ex 20:12; Ef 6:2-3.  

Diante de tudo até aqui exposto, conclui-se que salmo 139:16 não está ensinando um determinismo absoluto, haja vista que tal ensinamento transforma Deus no Autor do pecado e coloca vários textos bíblicos em contradição.

ARGUMENTO 3: CONSIDERANDO O CONTEXTO

Considerando o contexto de salmo 139, o objetivo do salmista é exaltar os atributos de Deus e não ensinar um determinismo absoluto. Durante os versos do salmo 139, o salmista elenca alguns atributos divinos, vejamos:

a) Onisciência: é possível notar que o salmista Davi inicia o salmo declarando a onisciência de Deus, ou seja, que Deus tem conhecimento perfeito e, portanto, conhece tudo e todos (Salmo 139:1-6);

b) Onipresença: Davi fornece um dos melhores texto que explica a onipresença de Deus, ou seja, Davi ensina que Deus está presente em todos os lugares (Salmo 139:7-12);

c) Criador: Davi apresenta Deus como Criador de todas as coisas (Salmo 139:13);

d) Presciência: Davi começa seu salmo com base na onisciência divina e, no verso 16 ele estabelece que a presciência de Deus foi o meio pelo qual ele formou os dias do homem, “tu me viste antes de eu ter nascido...”, ou seja, Deus olhou para o futuro e viu tudo o que o homem praticaria e, com base nesse conhecimento prévio, ele foi escrevendo todos os dias do homem antes do mesmo existir. 

Logo, a palavra chave para entender o texto de salmo 139:16 é "Presciência", ou seja, Deus não determinou ou predestinou incondicionalmente todos os dias do homem, mas, sim, os anteviu e, em decorrência disto, os registrou em seu livro e, por consequência, utilizou este pré-conhecimento da melhor forma que acomoda-se nos seus propósitos. 

CONCLUSÃO:

Desta forma, o texto de salmo 139:16 não possui uma natureza determinista, pois, a visão determinista se constitui em um ensino heterodoxo e, portanto, incompatível com as Escrituras Sagradas. O Determinismo Absoluto corrompe os atributos de Deus e o transforma no autor dos pecados dos homens e, também, entra em confronto com diversos textos bíblicos que afirmam de forma peremptória que Deus é santo, justo e bondoso.

Não menos importante, não negamos que Deus determine algumas coisas, pois a Bíblia expressa que muitos acontecimentos foram predeterminados por Deus. O que este artigo nega é que Deus tenha predeterminado, incondicionalmente, todas as coisas, pois, a Bíblia ensina que Deus não pode predeterminar os atos pecaminosos do homem, sob pena de agir contrário à sua natureza divina, santa, bondosa e justa.

Assim sendo, o texto de salmo 139:16 tem que ser interpretado a luz dos atributos divinos e, especialmente, da onisciência e presciência divina. Deus não determinou incondicionalmente os atos do homem, mas, sim, Deus viu todos os atos que o homem praticaria, antes dele nascer, e os registrou no seu livro. Davi, no salmo 139:16, está apenas ensinando que Deus conhece plenamente o homem e seus atos não estão fora do pré-conhecimento divino.

Pb. Diego Natanael.

__________________________________________________________________

COMPRE AGORA MESMO O E-BOOK SOBRE SOTERIOLOGIA BÍBLICA, ATRAVÉS DA NOSSA PÁGINA DE COMPRA: https://go.hotmart.com/J21547477N?dp=1


DEUS PLANEJOU TE SALVAR! Para que se possa entender como a salvação é operada no interior do homem, antes, é preciso compreender como a salvação do homem se tornou possível, existiria um plano de Deus com o fim de salvar o homem e, assim, glorificar Seu nome? A Resposta é afirmativa! Somente com uma compreensão clara deste plano é que teremos capacidade de entender o porque Deus amou o mundo.

COMPRE AGORA MESMO ATRAVÉS DA NOSSA PÁGINA DE COMPRA: https://go.hotmart.com/J21547477N?dp=1

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

A GRAÇA DE DEUS É IRRESISTÍVEL?

JOEL 2:28: A PROMESSA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO APONTA PARA A EXPIAÇÃO ILIMITADA!

BIBLIOMANCIA: UMA PRÁTICA ANTIBÍBLICA