JOEL 2:28: A PROMESSA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO APONTA PARA A EXPIAÇÃO ILIMITADA!
INTRODUÇÃO
Em
Joel 2:28 lemos sobre uma profecia cujo conteúdo revela a promessa de um
derramamento universal do Espírito Santo. O profeta Joel, inspirado e impulsionado
pelo Espírito de Deus, profetiza um tempo em que a ação carismática do Espírito
Santo estaria disponível a todos os homens, através de um derramamento do
Espírito Santo sobre “toda carne”. Vejamos: “E há de ser que, depois
derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas
profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”
(Joel 2:28).
A
priori, é preciso destacar que a profecia de Joel 2:28
não se refere diretamente a um evento soteriológico, mas, sim, a um evento
carismático, onde Deus derramaria seu Espírito sobre os seus servos e servas e,
como consequência, ocorreria uma explosão de manifestações
proféticas/carismáticas. Conforme nos informa Silas Daniel, “90% das
referências à atividade do Espírito Santo no Antigo Testamento têm o sentido
carismático” (DANIEL, pg. 151, 2020).
Por
outro lado, textos como Isaías 32:15-17 e Ezequiel 36:25-27 enfatizam um evento
soteriológico que disponibilizaria salvação para todos os homens através da
ação convencedora e regeneradora do Espírito Santo.
Desta
forma, como muito bem destaca Silas Daniel, o Antigo Testamento profetiza tanto
um evento soteriológico de proporções globais, quanto um evento carismático
subsequente, também, de proporções globais. Vejamos:
“Há cinco passagens do Antigo Testamento que
vaticinam a vinda do Espírito na Nova Aliança. Duas delas claramente não se
referem a carismas (Is 32.15-17 e Ex 36.25-26), duas outras enfocam e enfatizam
os carismas (Is 59:21 e Jl 2.28-30), e uma não é especifica, podendo implicar
ambas as coisas (Is 44:3). É uma contradição? Não. Essas passagens tratam de
aspectos diferentes desse derramamento” (DANIEL, pg. 150,
2020).
No
entanto, mesmo que não existisse os textos de Is 32:15-17 e Ez 36:25-27, o
texto de Joel 2:28, apesar de possuir um tom carismático, peremptoriamente
deixa implícito a necessidade de um evento soteriológico que servisse de
fundamento para a ocorrência do evento carismático predito pelo profeta Joel.
Com
tal afirmação, este artigo não pretende ensinar que o Batismo no Espírito Santo
é condição para salvação, haja vista sua separabilidade. Mas, sim, que o
Batismo no Espírito Santo, chamado pelo profeta Joel de derramamento do
Espírito, decorre e se funda de um evento soteriológico que possibilita a
salvação de todos os homens, haja vista que, como será tratado de forma mais
clara nos tópicos a seguir, somente os salvos podem receber este batismo no
Espírito Santo.
Em
Joel 2:28, Deus promete um derramamento universal, ou seja, um derramamento do
seu Espírito sobre todos os homens, toda a humanidade. Mas, como seria possível
esse derramamento universal?
1)
Entendendo a expressão “toda carne”:
A
profecia de Joel 2:28 estabelece os destinatários do derramamento do Espírito
Santo e, para isso, o profeta Joel utiliza a expressão “toda carne” (heb. bãsãr).
Desta forma, o evento carismático, de Joel 2:28, é prometido para “toda carne”.
Mas,
o que Joel queria dizer com esse termo (toda carne)?
A
Bíblia de Estudo-Palavra Chave hebraico e grego, comentando a expressão em Joel
2:28, na página 1569, nos apresenta o significado de bãsãr (toda carne), vejamos:
“Esta palavra é também usada na expressão kõl (3605) bãsãr, significando
toda carne, para indicar todos os seres humanos (Gn 6.17,19; 7.21);
animais (Gn 7:15,16; 8.17); humanidade (Gn 6.13,13)” (grifo nosso).
O
Dicionário Vine registra que bãsãr pode significar “todo o gênero
humano” (VINE, pg 64, 2016).
Igualmente,
R.N Champlin, em seu comentário bíblico, comentado o texto de Joel 2:28, evoca
que o derreamento do Espírito Santo é prometido para todos os homens, vejamos:
“E acontecerá depois que derramarei o meu
Espírito. O grande dia do reino de Deus será anunciado pelo derramamento do
Espírito e por outros grandes sinais. Se as promessas, no livro de Joel, foram
feitas ao povo de Israel, os cristãos não hesitaram em apropriar-se delas,
crendo que o Pentecostes foi o cumprimento (pelo menos preliminar) do que é
dito aqui. Ver At 2.16. [...] Pedro expandiu a profecia de Joel para incluir
não judeus (ver At 2:39), e isso naturalmente se deve a uma compreensão mais
profunda das questões espirituais, derivada das revelações mais elevadas do
cristianismo. Nada existe de errado, seja como for, ao vermos duplo significado
na profecia: um que se aplica à igreja, e outro que se aplica a Israel.
Naturalmente, a humanidade é beneficiada por essas realidades espirituais, pelo
que estas promessas são universais” (CHAMPLIN, pg. 856,
2018).
Outrossim,
Derward Deere, comentando o texto de Joel 2:28, também explicita que a profecia
do derramamento do Espírito tem como destinatário toda a humanidade, vejamos: “Toda
carne, não os animais, mas toda a humanidade profetizará, sonhará, terá visões”
(PFEIFFER, Comentário bíblico Moody, pg 1375, 2017).
Na
Bíblia Judaica, traduzida do original para o inglês por David H Stern, a
profecia de Joel sobre o derramamento do Espírito Santo está no capítulo 3 do
livro de Joel, e esta versão esclarece a universalidade da promessa
carismática, vejamos: “Depois disso, derramarei meu Espírito sobre toda a
humanidade. Seus filhos e filhas profetizaram, os idosos terão sonhos os
rapazes terão visões” (BÍBLIA JUDAICA, pg. 762, 2010).
As
citações supracitadas se fazem necessárias a fim de impugnar as alegações dos
calvinistas de que tanto o derramamento do Espírito, quanto a expiação de
Cristo são limitados e, portanto, não universais. Os reformados, por vezes,
tentam eclipsar a universalidade da salvação e dos dons. Mas, conforme se
extrai tanto do significado da expressão “toda carne”, quanto do
posicionamento da maioria dos eruditos, o derramamento do Espírito Santo, como
um evento carismático, é prometido para todos os homens e, portanto, não
somente para alguns.
Mas,
o leitor mais atento poderá indagar: Se o derramamento do Espírito Santo,
vaticinado por Joel, é uma promessa universal, como compatibiliza-la com a
verdade de que somente os salvos podem receber esta promessa carismática?
A
promessa de Joel 2:28, apesar de ser universal, é condicionada a salvação, ou
seja, todos os homens podem receber o derramamento do Espírito Santo, mas,
somente se crerem e se arrependerem de seus pecados, sendo, assim, inseridos no
corpo de Cristo, recebendo o status de salvos.
Desta
forma, o evento carismático de Joel 2:28 possui um aspecto ilimitado e outro
limitado. É ilimitado quanto a intenção, pois o objetivo divino é possibilitar
essa experiência carismática a todos os homens, porém, esta experiência é,
também, limitada, pois, apesar de estar disponível a todos os homens, somente
aqueles que creem e se arrependem podem experimentar o derramamento do Espírito
Santo.
Por
isso, a expressão “toda carne” indica que todos os homens podem receber
o poder decorrente do derramamento do Espírito Santo, mas, para isso, é preciso
que haja um evento soteriológico que sirva de fundamento para a possibilidade
real de que todos os homens possam ter a experiência carismática profetizada
por Joel.
2)
A doutrina da subsequência aponta para a expiação ilimitada:
A
doutrina da subsequência consiste na crença de que o Batismo no Espírito Santo
é uma experiência distinta da regeneração e que, portanto, acontece em momento
posterior a regeneração do pecador. Desta forma, o Batismo no Espírito Santo
não é a regeneração, mas para recebe-lo é preciso ser, antes, regenerado.
A
Bíblia é clara quanto a subsequência do revestimento de poder, vejamos: Os
discípulos de Cristo, primeiro, foram regenerados e, somente depois, foram
batizados no Espírito Santo (Jo 14:17 / Lc 10:20 / João 15:3 / Atos 1:12-16
/ Atos 2); Os samaritanos já eram convertidos pela pregação de Felipe (Atos 8:5-12),
mas, somente depois, foram batizados no Espírito Santo (Atos 8:14-15); Paulo
havia se convertido 3 dias antes de se encontrar com Ananias e ser batizado no
Espírito Santo (Atos 9.17); Os discípulos de Éfeso já eram crentes, mas somente
depois que Paulo impõe as mãos sobre eles é que são batizados no Espírito Santo
(Atos 19:1-7).
A
doutrina da subsequência aponta para três verdades: (a) Em stricto sensu,
o Revestimento de Poder é uma experiência distinta e posterior a regeneração;
(b) Em lato sensu, o derramamento do Espírito Santo, predito por Joel, é
um evento carismático distinto e posterior a um evento soteriológico universal;
(c) Como síntese destas duas verdades, o derramamento do Espírito Santo aponta
para a expiação ilimitada.
Em
sentindo stricto sensu, o Batismo no Espírito Santo é uma experiência
disponível para os salvos, pois, primeiro o pecador é salvo e, depois, como uma
experiência distinta e posterior a salvação, este pecador é revestido de poder,
doutrina esta chamada pelos pentecostais de doutrina da subsequência. Note que
a experiência carismática está condicionada a uma prévia experiência
soteriológica do pecador.
Em lato
sensu, o cumprimento da profecia de Joel 2.28 está condicionado ao
cumprimento de um evento soteriológico que oportunize a salvação a todos os
homens e, por conseguinte, oportunize, também, o revestimento de poder destes
salvos. Em outras palavras, se, conforme a premissa (a), somente os salvos
podem experimentar o batismo no Espírito Santo, segue-se que o derramamento
universal do Espírito, predito pelo profeta Joel, é um evento subsequente a um
evento soteriológico igualmente universal.
Sintetizando
as duas verdades supracitadas, é possível vislumbrar que o evento
soteriológico, segunda a narrativa bíblica, que possibilita um derramamento
universal só pode ser a expiação de Cristo e, por conseguinte, considerando a
universalidade do derramamento, esta expiação só poderia ser
ilimitada/universal.
Desta
forma, o texto de Joel aponta tanto para um evento carismático
ilimitado/universal, quanto, também, para um evento soteriológico igualmente
ilimitado/universal que antecederia o derramamento do Espírito e que serviria
de base para possibilitar o evento carismático profetizado por Joel.
A
Bíblia de Estudo Pentecostal, ao comentar Joel 2:28, estabelece a seguinte
verdade:
“Joel prediz um dia em que Deus derramará o seu
Espírito sobre toda aquele que ‘invocar o nome do Senhor’ (v. 32). Este
derramamento resultará num fluir sobrenatural do Espírito Santo entre o povo de
Deus. Pedro citou este trecho no dia de Pentecostes, e explicou que o
derramamento do Espírito Santo, naquele dia, era o começo do cumprimento da
profecia de Joel (At 2.14-21). Esta profecia é uma promessa perpétua para todos
quantos aceitem a Cristo como Senhor, pois todos os crentes podem e devem
receber a plenitude do Espírito Santo”. (BÍBLIA DE ESTUDO
PENTECOSTAL, pg. 1290, 2002).
Assim
sendo, considere este silogismo:
Primeira
premissa: Somente os salvos podem receber a promessa do
derramamento do Espírito.
Segunda
premissa: O derramamento do Espírito é prometido para todos
os homens.
Conclusão: Se
somente os salvos podem receber a promessa do derramamento do Espírito e
considerando que o derramamento do Espírito é prometido para todos os homens,
logo, segue-se que é necessário um evento soteriológico ilimitado que
oportunize salvação a todos os homens para que “toda carne”, uma vez
salva, possa receber o prometido derramamento do Espírito Santo.
3)
A Teologia Lucana aponta para a expiação ilimitada:
Apesar
de a maioria dos teólogos reformados negarem a natureza teológica dos livros
escritos por Lucas (Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos), alegando que os
mesmos livros possuem apenas natureza histórica, Lucas, ao escrever seus livros
canônicos, possuía uma intencionalidade teológica, ou seja, Lucas usou a
histórica para ensinar verdades teológicas. Através da narrativa, leciona
Robert P. Menzies, Lucas expôs verdades teológicas que conectam os crentes, de
todas as épocas da história da Igreja, com a igreja primitiva, através de uma
pneumatologia carismática.
Considerando
esta intencionalidade teológica de Lucas, para que o evangelista pudesse
sustentar uma pneumatologia carismática de alcance universal, este tinha que
apresentar um evento soteriológico universal que serviria de base para sua
pneumatologia carismática universal.
É
possível extrair da Teologia Lucana várias declarações que deixam claro sua
doutrina da expiação ilimitada.
Em
Atos 2.38 e 39 lemos o seguinte:
E
disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de
Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa
vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos
quantos Deus nosso Senhor chamar.
No
texto supracitado Lucas registra o discurso de Pedro, nele o evangelista
destaca duas coisas: A convocação ao arrependimento e o recebimento do dom do
Espírito Santo. É preciso destacar que Lucas condiciona o recebimento do dom do
Espírito Santo (Revestimento de Poder) ao arrependimento, ou seja, somente os
arrependidos podem ser, em momento posterior a regeneração, revestidos de
poder. Destaca-se, ainda, que Lucas estabelece o seguinte raciocínio: É
preciso se arrepender para receber revestimento de poder e, por outro lado, a
promessa do revestimento de poder é para todos aqueles que o Senhor chamar e
este chamado tem o arrependimento como seu conteúdo. Seguindo o
raciocínio de Lucas, a pergunta que temos que fazer é: Quem são os que o Senhor
chama? Seria somente algumas pessoas? Ou seria todo as pessoas do mundo?
É
nesta resposta que Lucas expõe um evento soteriológico ilimitado que serve de
base para um derramamento universal do Espírito. Lucas, em Atos 17:30 e 31,
fornece a resposta para a pergunta acima, qual seja: Quem são os que o Senhor
chama? Vejamos:
Mas
Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os
homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem
determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do
homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os
mortos. (Grifo nosso).
Segundo
Lucas, somente os arrependidos podem receber o dom do Espírito Santo e que,
portanto, os homens são chamados por Deus a fim de que se arrependam (Atos
2:38-39). Seguindo sua argumentação inspirada, Lucas apresenta a base do
chamado soteriológico e, também, da experiência carismática chamada de “dom do
Espírito”, esta base é o sacrifício de Jesus que permite que todos os homens,
em todos os lugares, sejam chamados ao arrependimento e, assim, uma vez
arrependidos, possam imergir nas águas do Espírito Santo.
É o
que Anthony D Palma vai chamar de “democratização do Espírito”
(RODRIGUES, 2017, 76).
De
forma mais objetiva, quem são os que o Senhor chama? Lucas responde: “todos os homens, e em todo o
lugar”. Lucas entendia que a promessa do derramamento
do Espírito, de Joel 2:28, só foi cumprida, em Atos 2, porque Jesus se ofereceu
como expiação pelos pecados de todos os homens, assim sendo, a expiação de
Cristo é ilimitada. Esta expiação ilimitada serviu de base para o cumprimento
da promessa de Joel 2.28, disponibilizando uma experiência carismática a todos
os homens, desde que estes se arrependessem de seus pecados.
Outro texto que expõe a
natureza ilimitada da expiação, é o de Atos 1:8, onde se lê: “Mas recebereis
a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas,
tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.
Em
atos 1:8, Lucas faz referência a grande comissão prescrita por Jesus nos
evangelhos. Jesus reveste a igreja de poder para que esta igreja pudesse pregar
o evangelho a toda criatura e, assim oportunizar salvação para todos os homens
e, uma vez salvos, todos estes podem experimentar uma segunda benção da graça,
qual seja, o Batismo no Espírito Santo.
Aliás, em Lc 24.46-49, o
evangelista destaca que a expiação de Cristo serviria de base para que “se
pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações” e,
também, para que a promessa de revestimento de poder pudesse de fato se cumprir
e, assim, para que os crentes pudessem ter ousadia para anunciar a todos os
homens a mensagem do arrependimento. Vejamos:
“E
disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao
terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se
pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações,
começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre
vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que
do alto sejais revestidos de poder”.
Para
Lucas, o revestimento de poder só foi possível por causa da morte expiatória de
Cristo, morte esta que tem alcance ilimitado/universal, permitindo que todos os
homens pudessem ser salvos, se cressem e se arrependessem. Não menos
importante, a expiação de Cristo possibilitou que todos os homens, uma vez
salvos, pudessem ser revestidos de poder para proclamar o evangelho de poder.
Jesus,
através de sua expiação, oportuniza a salvação para todos os homens para que
estes, uma vez salvos, possam ser revestidos de poder. Assim sendo, para Lucas,
tanto a expiação, quanto o derramamento do Espírito Santo são ilimitados.
4)
A expiação ilimitada como fundamento do derramamento do Espírito:
Para que pudesse ocorrer o evento carismático universal predito
pelo profeta Joel (Joel 2.28), era preciso que, antes, ocorresse um evento
soteriológico igualmente universal a fim de servir de base para o cumprimento
desta promessa carismática.
Por doutrina da expiação ilimitada, o arminianismo entende que a
Bíblia manifesta a vontade universal de Deus para a salvação (1Tm 2.4), ou
seja, Deus, desde a eternidade, sempre desejou salvar todos os homens. Assim
sendo, a doutrina da expiação ilimitada ensina que Deus enviou seu filho
unigênito (homoousios) a fim de salvar todos os homens, desde que
cressem em Jesus e perseverassem na fé. Em outras palavras, Jesus morreu e
ressuscitou a fim de obter salvação para toda a humanidade e para cada homem
individualmente considerado, contudo esta salvação obtida por Jesus está
condicionada a fé e perseverança (João 3.16).
Contextualizando,
para que a profecia de Joel 2:28, de um evento carismático universal, pudesse
se concretizar, era preciso, antes, que Jesus oferecesse expiação pelos pecados
de todos os homens.
Considerando
que o derramamento do Espírito Santo é prometido em nível ilimitado ou
universal, o texto de Joel, bem como o de Atos, consideram que haveria
oportunidade de salvação para “toda carne”, para que, potencialmente, “toda
carne” pudesse ser cheia do Espírito Santo, desde que antes tivesse uma experiência
salvífica, crendo no Senhor Jesus e se arrependendo de seus pecados.
Primeiro
Jesus obtém salvação para todos os homens, fazendo com que, nas palavras de
Paulo, “a graça de Deus se manifestasse salvadora a todos os homens” (Tt
2:11) e, assim, todo ser humano ou, nas palavras do profeta Joel, “toda
carne” tenha a oportunidade de ser salva pela graça de Deus, salvação esta
condicionada a fé e ao arrependimento. É importante destacar que, aqui, o
batizador é o Espírito Santo, que nos batiza em Cristo, nos inserindo no corpo
de Cristo.
Após
este evento soteriológico, “toda carne” pode, potencialmente, desde que
tenha uma experiência salvífica com a graça, receber o derramamento do Espírito
Santo. Em outras palavras, despois da salvação, e condicionada a ela, todo ser
humano pode experimentar o batismo no Espirito Santo como uma experiência
distinta e posterior a regeneração. Aqui, o batizador é Cristo e ele imerge
todos os salvos na plenitude do poder do Espírito Santo.
É
por isto que o derramamento do Espírito só aconteceu após a expiação de Cristo,
pois esta foi a base para o cumprimento da promessa de Joel 2.28.
Assim
como o Batismo no Espírito Santo está, potencial e condicionalmente, disponível
a todos os homens, também a salvação está disponível a todos os homens,
condicionada apenas a fé e ao arrependimento.
Desta
forma, somente uma expiação ilimitada pode servir de fundamento para um
derramamento universal do Espírito Santo.
5)
CONCLUSÃO
Considerando
o caráter universal da profecia de Joel 2.28, somente uma expiação ilimitada
poderia se encaixar nas exigências de cumprimento da referida profecia.
Joel
registrou que o derramamento do Espírito viria sobre “toda carne”, porém,
somente os salvos podem receber este prometido derramamento do Espírito. Logo,
para que, potencialmente, todos os homens pudessem participar desta experiência
carismática, foi preciso que Deus oportunizasse salvação para todos os homens,
o que Ele fez por meio da expiação de Cristo, que obteve salvação para todos os
homens, salvação esta condicionada a fé e ao arrependimento voluntário.
Sendo
assim, a expiação de Cristo é ilimitada, trazendo salvação a todos os homens e,
assim, oportunizando que todos os salvos possam ser revestidos de poder.
Desta
forma, todos podem ter uma experiência carismática com Cristo, desde que sejam
salvos, e Cristo morreu para que todos possam ser salvos.
Pb. Diego Natanael.
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