JOEL 2:28: A PROMESSA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO APONTA PARA A EXPIAÇÃO ILIMITADA!



INTRODUÇÃO

Em Joel 2:28 lemos sobre uma profecia cujo conteúdo revela a promessa de um derramamento universal do Espírito Santo. O profeta Joel, inspirado e impulsionado pelo Espírito de Deus, profetiza um tempo em que a ação carismática do Espírito Santo estaria disponível a todos os homens, através de um derramamento do Espírito Santo sobre “toda carne”. Vejamos: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões” (Joel 2:28).

A priori, é preciso destacar que a profecia de Joel 2:28 não se refere diretamente a um evento soteriológico, mas, sim, a um evento carismático, onde Deus derramaria seu Espírito sobre os seus servos e servas e, como consequência, ocorreria uma explosão de manifestações proféticas/carismáticas. Conforme nos informa Silas Daniel, “90% das referências à atividade do Espírito Santo no Antigo Testamento têm o sentido carismático” (DANIEL, pg. 151, 2020).

Por outro lado, textos como Isaías 32:15-17 e Ezequiel 36:25-27 enfatizam um evento soteriológico que disponibilizaria salvação para todos os homens através da ação convencedora e regeneradora do Espírito Santo.

Desta forma, como muito bem destaca Silas Daniel, o Antigo Testamento profetiza tanto um evento soteriológico de proporções globais, quanto um evento carismático subsequente, também, de proporções globais. Vejamos:

“Há cinco passagens do Antigo Testamento que vaticinam a vinda do Espírito na Nova Aliança. Duas delas claramente não se referem a carismas (Is 32.15-17 e Ex 36.25-26), duas outras enfocam e enfatizam os carismas (Is 59:21 e Jl 2.28-30), e uma não é especifica, podendo implicar ambas as coisas (Is 44:3). É uma contradição? Não. Essas passagens tratam de aspectos diferentes desse derramamento” (DANIEL, pg. 150, 2020).

No entanto, mesmo que não existisse os textos de Is 32:15-17 e Ez 36:25-27, o texto de Joel 2:28, apesar de possuir um tom carismático, peremptoriamente deixa implícito a necessidade de um evento soteriológico que servisse de fundamento para a ocorrência do evento carismático predito pelo profeta Joel.

Com tal afirmação, este artigo não pretende ensinar que o Batismo no Espírito Santo é condição para salvação, haja vista sua separabilidade. Mas, sim, que o Batismo no Espírito Santo, chamado pelo profeta Joel de derramamento do Espírito, decorre e se funda de um evento soteriológico que possibilita a salvação de todos os homens, haja vista que, como será tratado de forma mais clara nos tópicos a seguir, somente os salvos podem receber este batismo no Espírito Santo.

Em Joel 2:28, Deus promete um derramamento universal, ou seja, um derramamento do seu Espírito sobre todos os homens, toda a humanidade. Mas, como seria possível esse derramamento universal?

1) Entendendo a expressão “toda carne”:

A profecia de Joel 2:28 estabelece os destinatários do derramamento do Espírito Santo e, para isso, o profeta Joel utiliza a expressão “toda carne” (heb. bãsãr). Desta forma, o evento carismático, de Joel 2:28, é prometido para “toda carne”.

Mas, o que Joel queria dizer com esse termo (toda carne)?

A Bíblia de Estudo-Palavra Chave hebraico e grego, comentando a expressão em Joel 2:28, na página 1569, nos apresenta o significado de bãsãr (toda carne), vejamos: Esta palavra é também usada na expressão kõl (3605) bãsãr, significando toda carne, para indicar todos os seres humanos (Gn 6.17,19; 7.21); animais (Gn 7:15,16; 8.17); humanidade (Gn 6.13,13)” (grifo nosso).

O Dicionário Vine registra que bãsãr pode significar “todo o gênero humano” (VINE, pg 64, 2016).

Igualmente, R.N Champlin, em seu comentário bíblico, comentado o texto de Joel 2:28, evoca que o derreamento do Espírito Santo é prometido para todos os homens, vejamos:

E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito. O grande dia do reino de Deus será anunciado pelo derramamento do Espírito e por outros grandes sinais. Se as promessas, no livro de Joel, foram feitas ao povo de Israel, os cristãos não hesitaram em apropriar-se delas, crendo que o Pentecostes foi o cumprimento (pelo menos preliminar) do que é dito aqui. Ver At 2.16. [...] Pedro expandiu a profecia de Joel para incluir não judeus (ver At 2:39), e isso naturalmente se deve a uma compreensão mais profunda das questões espirituais, derivada das revelações mais elevadas do cristianismo. Nada existe de errado, seja como for, ao vermos duplo significado na profecia: um que se aplica à igreja, e outro que se aplica a Israel. Naturalmente, a humanidade é beneficiada por essas realidades espirituais, pelo que estas promessas são universais” (CHAMPLIN, pg. 856, 2018).

Outrossim, Derward Deere, comentando o texto de Joel 2:28, também explicita que a profecia do derramamento do Espírito tem como destinatário toda a humanidade, vejamos: “Toda carne, não os animais, mas toda a humanidade profetizará, sonhará, terá visões” (PFEIFFER, Comentário bíblico Moody, pg 1375, 2017).

Na Bíblia Judaica, traduzida do original para o inglês por David H Stern, a profecia de Joel sobre o derramamento do Espírito Santo está no capítulo 3 do livro de Joel, e esta versão esclarece a universalidade da promessa carismática, vejamos: “Depois disso, derramarei meu Espírito sobre toda a humanidade. Seus filhos e filhas profetizaram, os idosos terão sonhos os rapazes terão visões” (BÍBLIA JUDAICA, pg. 762, 2010).

As citações supracitadas se fazem necessárias a fim de impugnar as alegações dos calvinistas de que tanto o derramamento do Espírito, quanto a expiação de Cristo são limitados e, portanto, não universais. Os reformados, por vezes, tentam eclipsar a universalidade da salvação e dos dons. Mas, conforme se extrai tanto do significado da expressão “toda carne”, quanto do posicionamento da maioria dos eruditos, o derramamento do Espírito Santo, como um evento carismático, é prometido para todos os homens e, portanto, não somente para alguns.

Mas, o leitor mais atento poderá indagar: Se o derramamento do Espírito Santo, vaticinado por Joel, é uma promessa universal, como compatibiliza-la com a verdade de que somente os salvos podem receber esta promessa carismática?

A promessa de Joel 2:28, apesar de ser universal, é condicionada a salvação, ou seja, todos os homens podem receber o derramamento do Espírito Santo, mas, somente se crerem e se arrependerem de seus pecados, sendo, assim, inseridos no corpo de Cristo, recebendo o status de salvos.

Desta forma, o evento carismático de Joel 2:28 possui um aspecto ilimitado e outro limitado. É ilimitado quanto a intenção, pois o objetivo divino é possibilitar essa experiência carismática a todos os homens, porém, esta experiência é, também, limitada, pois, apesar de estar disponível a todos os homens, somente aqueles que creem e se arrependem podem experimentar o derramamento do Espírito Santo.

Por isso, a expressão “toda carne” indica que todos os homens podem receber o poder decorrente do derramamento do Espírito Santo, mas, para isso, é preciso que haja um evento soteriológico que sirva de fundamento para a possibilidade real de que todos os homens possam ter a experiência carismática profetizada por Joel.

2) A doutrina da subsequência aponta para a expiação ilimitada:

A doutrina da subsequência consiste na crença de que o Batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da regeneração e que, portanto, acontece em momento posterior a regeneração do pecador. Desta forma, o Batismo no Espírito Santo não é a regeneração, mas para recebe-lo é preciso ser, antes, regenerado.

A Bíblia é clara quanto a subsequência do revestimento de poder, vejamos: Os discípulos de Cristo, primeiro, foram regenerados e, somente depois, foram batizados no Espírito Santo (Jo 14:17 / Lc 10:20 / João 15:3 / Atos 1:12-16 / Atos 2); Os samaritanos já eram convertidos pela pregação de Felipe (Atos 8:5-12), mas, somente depois, foram batizados no Espírito Santo (Atos 8:14-15); Paulo havia se convertido 3 dias antes de se encontrar com Ananias e ser batizado no Espírito Santo (Atos 9.17); Os discípulos de Éfeso já eram crentes, mas somente depois que Paulo impõe as mãos sobre eles é que são batizados no Espírito Santo (Atos 19:1-7).

A doutrina da subsequência aponta para três verdades: (a) Em stricto sensu, o Revestimento de Poder é uma experiência distinta e posterior a regeneração;
(b) Em lato sensu, o derramamento do Espírito Santo, predito por Joel, é um evento carismático distinto e posterior a um evento soteriológico universal;
(c) Como síntese destas duas verdades, o derramamento do Espírito Santo aponta para a expiação ilimitada.

Em sentindo stricto sensu, o Batismo no Espírito Santo é uma experiência disponível para os salvos, pois, primeiro o pecador é salvo e, depois, como uma experiência distinta e posterior a salvação, este pecador é revestido de poder, doutrina esta chamada pelos pentecostais de doutrina da subsequência. Note que a experiência carismática está condicionada a uma prévia experiência soteriológica do pecador. 

Em lato sensu, o cumprimento da profecia de Joel 2.28 está condicionado ao cumprimento de um evento soteriológico que oportunize a salvação a todos os homens e, por conseguinte, oportunize, também, o revestimento de poder destes salvos. Em outras palavras, se, conforme a premissa (a), somente os salvos podem experimentar o batismo no Espírito Santo, segue-se que o derramamento universal do Espírito, predito pelo profeta Joel, é um evento subsequente a um evento soteriológico igualmente universal.

Sintetizando as duas verdades supracitadas, é possível vislumbrar que o evento soteriológico, segunda a narrativa bíblica, que possibilita um derramamento universal só pode ser a expiação de Cristo e, por conseguinte, considerando a universalidade do derramamento, esta expiação só poderia ser ilimitada/universal.

Desta forma, o texto de Joel aponta tanto para um evento carismático ilimitado/universal, quanto, também, para um evento soteriológico igualmente ilimitado/universal que antecederia o derramamento do Espírito e que serviria de base para possibilitar o evento carismático profetizado por Joel.

A Bíblia de Estudo Pentecostal, ao comentar Joel 2:28, estabelece a seguinte verdade:

“Joel prediz um dia em que Deus derramará o seu Espírito sobre toda aquele que ‘invocar o nome do Senhor’ (v. 32). Este derramamento resultará num fluir sobrenatural do Espírito Santo entre o povo de Deus. Pedro citou este trecho no dia de Pentecostes, e explicou que o derramamento do Espírito Santo, naquele dia, era o começo do cumprimento da profecia de Joel (At 2.14-21). Esta profecia é uma promessa perpétua para todos quantos aceitem a Cristo como Senhor, pois todos os crentes podem e devem receber a plenitude do Espírito Santo”. (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, pg. 1290, 2002).

Assim sendo, considere este silogismo:

Primeira premissa: Somente os salvos podem receber a promessa do derramamento do Espírito.

Segunda premissa: O derramamento do Espírito é prometido para todos os homens.

Conclusão: Se somente os salvos podem receber a promessa do derramamento do Espírito e considerando que o derramamento do Espírito é prometido para todos os homens, logo, segue-se que é necessário um evento soteriológico ilimitado que oportunize salvação a todos os homens para que “toda carne”, uma vez salva, possa receber o prometido derramamento do Espírito Santo.

3) A Teologia Lucana aponta para a expiação ilimitada:

Apesar de a maioria dos teólogos reformados negarem a natureza teológica dos livros escritos por Lucas (Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos), alegando que os mesmos livros possuem apenas natureza histórica, Lucas, ao escrever seus livros canônicos, possuía uma intencionalidade teológica, ou seja, Lucas usou a histórica para ensinar verdades teológicas. Através da narrativa, leciona Robert P. Menzies, Lucas expôs verdades teológicas que conectam os crentes, de todas as épocas da história da Igreja, com a igreja primitiva, através de uma pneumatologia carismática.

Considerando esta intencionalidade teológica de Lucas, para que o evangelista pudesse sustentar uma pneumatologia carismática de alcance universal, este tinha que apresentar um evento soteriológico universal que serviria de base para sua pneumatologia carismática universal.

É possível extrair da Teologia Lucana várias declarações que deixam claro sua doutrina da expiação ilimitada.

Em Atos 2.38 e 39 lemos o seguinte:

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

No texto supracitado Lucas registra o discurso de Pedro, nele o evangelista destaca duas coisas: A convocação ao arrependimento e o recebimento do dom do Espírito Santo. É preciso destacar que Lucas condiciona o recebimento do dom do Espírito Santo (Revestimento de Poder) ao arrependimento, ou seja, somente os arrependidos podem ser, em momento posterior a regeneração, revestidos de poder. Destaca-se, ainda, que Lucas estabelece o seguinte raciocínio: É preciso se arrepender para receber revestimento de poder e, por outro lado, a promessa do revestimento de poder é para todos aqueles que o Senhor chamar e este chamado tem o arrependimento como seu conteúdo. Seguindo o raciocínio de Lucas, a pergunta que temos que fazer é: Quem são os que o Senhor chama? Seria somente algumas pessoas? Ou seria todo as pessoas do mundo?

É nesta resposta que Lucas expõe um evento soteriológico ilimitado que serve de base para um derramamento universal do Espírito. Lucas, em Atos 17:30 e 31, fornece a resposta para a pergunta acima, qual seja: Quem são os que o Senhor chama? Vejamos:

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (Grifo nosso).

Segundo Lucas, somente os arrependidos podem receber o dom do Espírito Santo e que, portanto, os homens são chamados por Deus a fim de que se arrependam (Atos 2:38-39). Seguindo sua argumentação inspirada, Lucas apresenta a base do chamado soteriológico e, também, da experiência carismática chamada de “dom do Espírito”, esta base é o sacrifício de Jesus que permite que todos os homens, em todos os lugares, sejam chamados ao arrependimento e, assim, uma vez arrependidos, possam imergir nas águas do Espírito Santo.

É o que Anthony D Palma vai chamar de “democratização do Espírito” (RODRIGUES, 2017, 76). 

De forma mais objetiva, quem são os que o Senhor chama? Lucas responde: “todos os homens, e em todo o lugar”.  Lucas entendia que a promessa do derramamento do Espírito, de Joel 2:28, só foi cumprida, em Atos 2, porque Jesus se ofereceu como expiação pelos pecados de todos os homens, assim sendo, a expiação de Cristo é ilimitada. Esta expiação ilimitada serviu de base para o cumprimento da promessa de Joel 2.28, disponibilizando uma experiência carismática a todos os homens, desde que estes se arrependessem de seus pecados.

Outro texto que expõe a natureza ilimitada da expiação, é o de Atos 1:8, onde se lê: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Em atos 1:8, Lucas faz referência a grande comissão prescrita por Jesus nos evangelhos. Jesus reveste a igreja de poder para que esta igreja pudesse pregar o evangelho a toda criatura e, assim oportunizar salvação para todos os homens e, uma vez salvos, todos estes podem experimentar uma segunda benção da graça, qual seja, o Batismo no Espírito Santo.

Aliás, em Lc 24.46-49, o evangelista destaca que a expiação de Cristo serviria de base para que “se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações” e, também, para que a promessa de revestimento de poder pudesse de fato se cumprir e, assim, para que os crentes pudessem ter ousadia para anunciar a todos os homens a mensagem do arrependimento. Vejamos:

“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”.

Para Lucas, o revestimento de poder só foi possível por causa da morte expiatória de Cristo, morte esta que tem alcance ilimitado/universal, permitindo que todos os homens pudessem ser salvos, se cressem e se arrependessem. Não menos importante, a expiação de Cristo possibilitou que todos os homens, uma vez salvos, pudessem ser revestidos de poder para proclamar o evangelho de poder.

Jesus, através de sua expiação, oportuniza a salvação para todos os homens para que estes, uma vez salvos, possam ser revestidos de poder. Assim sendo, para Lucas, tanto a expiação, quanto o derramamento do Espírito Santo são ilimitados.

4) A expiação ilimitada como fundamento do derramamento do Espírito:

Para que pudesse ocorrer o evento carismático universal predito pelo profeta Joel (Joel 2.28), era preciso que, antes, ocorresse um evento soteriológico igualmente universal a fim de servir de base para o cumprimento desta promessa carismática.

Por doutrina da expiação ilimitada, o arminianismo entende que a Bíblia manifesta a vontade universal de Deus para a salvação (1Tm 2.4), ou seja, Deus, desde a eternidade, sempre desejou salvar todos os homens. Assim sendo, a doutrina da expiação ilimitada ensina que Deus enviou seu filho unigênito (homoousios) a fim de salvar todos os homens, desde que cressem em Jesus e perseverassem na fé. Em outras palavras, Jesus morreu e ressuscitou a fim de obter salvação para toda a humanidade e para cada homem individualmente considerado, contudo esta salvação obtida por Jesus está condicionada a fé e perseverança (João 3.16).

Contextualizando, para que a profecia de Joel 2:28, de um evento carismático universal, pudesse se concretizar, era preciso, antes, que Jesus oferecesse expiação pelos pecados de todos os homens.

Considerando que o derramamento do Espírito Santo é prometido em nível ilimitado ou universal, o texto de Joel, bem como o de Atos, consideram que haveria oportunidade de salvação para “toda carne”, para que, potencialmente, “toda carne” pudesse ser cheia do Espírito Santo, desde que antes tivesse uma experiência salvífica, crendo no Senhor Jesus e se arrependendo de seus pecados.

Primeiro Jesus obtém salvação para todos os homens, fazendo com que, nas palavras de Paulo, “a graça de Deus se manifestasse salvadora a todos os homens” (Tt 2:11) e, assim, todo ser humano ou, nas palavras do profeta Joel, “toda carne” tenha a oportunidade de ser salva pela graça de Deus, salvação esta condicionada a fé e ao arrependimento. É importante destacar que, aqui, o batizador é o Espírito Santo, que nos batiza em Cristo, nos inserindo no corpo de Cristo.

Após este evento soteriológico, “toda carne” pode, potencialmente, desde que tenha uma experiência salvífica com a graça, receber o derramamento do Espírito Santo. Em outras palavras, despois da salvação, e condicionada a ela, todo ser humano pode experimentar o batismo no Espirito Santo como uma experiência distinta e posterior a regeneração. Aqui, o batizador é Cristo e ele imerge todos os salvos na plenitude do poder do Espírito Santo.

É por isto que o derramamento do Espírito só aconteceu após a expiação de Cristo, pois esta foi a base para o cumprimento da promessa de Joel 2.28.

Assim como o Batismo no Espírito Santo está, potencial e condicionalmente, disponível a todos os homens, também a salvação está disponível a todos os homens, condicionada apenas a fé e ao arrependimento.

Desta forma, somente uma expiação ilimitada pode servir de fundamento para um derramamento universal do Espírito Santo.

5) CONCLUSÃO

Considerando o caráter universal da profecia de Joel 2.28, somente uma expiação ilimitada poderia se encaixar nas exigências de cumprimento da referida profecia.

Joel registrou que o derramamento do Espírito viria sobre “toda carne”, porém, somente os salvos podem receber este prometido derramamento do Espírito. Logo, para que, potencialmente, todos os homens pudessem participar desta experiência carismática, foi preciso que Deus oportunizasse salvação para todos os homens, o que Ele fez por meio da expiação de Cristo, que obteve salvação para todos os homens, salvação esta condicionada a fé e ao arrependimento voluntário.

Sendo assim, a expiação de Cristo é ilimitada, trazendo salvação a todos os homens e, assim, oportunizando que todos os salvos possam ser revestidos de poder.

Desta forma, todos podem ter uma experiência carismática com Cristo, desde que sejam salvos, e Cristo morreu para que todos possam ser salvos.

Pb. Diego Natanael.


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REFERÊNCIAS:

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.

BIBLIA JUDAICA COMPLETA: o Tanakh (AT) e a B’rit Hadashar (NT). São Paulo: Editora Vida, 2010.

BÍBLIA DE ESTUDO-PALAVRA CHAVE HEBRAICO E GREGO. 2ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado: versículo por versículo. Vol. 4. São Paulo: Hagnos, 2014.

DANIEL, Silas. O Batismo no Espírito Santo e as línguas como sua evidência: A imersão plena no profetismo da nova aliança. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

GILBERTO, Antônio. Org. Teologia Sistemática Pentecostal. 10. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

HARRISON, Everett F. Comentário Bíblico Moody. Vol. 1. São Paulo: Batista Regular do Brasil, 2017.

MENZIES, Robert. Pentecostes: Essa história é a nossa história. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

RODRIGUES, Jefferson. Escudo Pentecostal: uma visão panorâmica das principais doutrinas pentecostais. 1. Ed. São Paulo: Editora Reflexão, 2017.

SILVA, Diego Natanael. Por que Deus amou o mundo? Dialogando com Jacó Armínio. 2.Ed. Belo Horizonte: CETAP, 2019.

SOARES, Esequias. O verdadeiro Pentecostalismo: a atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

VAILATTI, Carlos Augusto. Expiação Ilimitada. 1.Ed. São Paulo: Editora Reflexão, 2015.

VINE, W.E. Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e Novo Testamento. 1ª ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2016. 

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