OS 4 PONTOS DO PENTECOSTALISMO CLÁSSICO



Muitos teólogos reformados acusam o movimento pentecostal de não possuir uma identidade teológica, mas será que eles têm razão?

Desde seu surgimento, o movimento pentecostal clássico estabeleceu um padrão doutrinário que fixou sua identidade teológica dentro do protestantismo. A base teológica e doutrinaria do Pentecostalismo se consubstancia no chamado “evangelho quadrilátero” que se resume na famosa confissão de fé:

Só Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e breve voltará!

Esta declaração de fé era a base da mensagem pentecostal clássica no seu surgimento e continua sendo até os dias de hoje.

Esta confissão de fé revela a base doutrinária do Pentecostalismo e a principal característica desta base doutrinária é a sua mensagem cristocêntrica, evidenciando o papel do Espírito Santo, no seio do movimento pentecostal, de nos revelar Cristo – Jo 16:13-14.

A base doutrinária e, portanto, teológica do pentecostalismo é composta de 4 verdade ou pontos bíblicos, quais sejam: 1) Jesus salva; 2) Jesus cura; 3) Jesus batiza no Espírito Santo; 4) Jesus breve vem.

Estes 4 pontos pressupõem uma série de doutrinas bíblicas que o movimento pentecostal clássico sempre teve como parte de seu sistema doutrinário e teológico, vejamos:

1) SÓ JESUS SALVA:

Ao afirmar que só Jesus salva, o movimento pentecostal clássico enfatizava que a salvação não pode ser adquirida pelos esforços pessoais do pecador, mas sim pela obra expiatória de Jesus.

Desta forma, o movimento pentecostal sempre creu e pregou a salvação pela graça de Deus, condicionada unicamente a fé ao arrependimento do pecador.

Igualmente, o movimento pentecostal clássico, ao dizer que só Jesus salva, tinha em mente os 5 solas da reforma protestante, quais sejam: somente a graça, somente a fé, somente Cristo, somente as Escrituras e somente a Deus toda a glória.

O movimento pentecostal clássico enfatizava a salvação pela graça de Deus e que a fé é a causa instrumental da salvação. Não obstante, Jesus é a causa meritória da salvação do homem e a Bíblia é a única regra de fé e prática dos cristãos.

A pregar que só Jesus salva, o pentecostalismo clássico sempre creu na expiação ilimitada, ou seja, o pentecostalismo crer que Jesus morreu por todos os homens e, por isso, todos tem a oportunidade de serem salvos por Cristo se crerem no Senhor Jesus e se arrependerem de seus pecados. Que se Jesus morreu por todos os homens, é preciso que o evangelho seja pregado a todos os homens a fim de que tenham oportunidade de serem salvos.

Logo, a expressão “só Jesus salva” revela que o pentecostalismo clássico sempre confessou todas as doutrinas fundamentais professadas pelos protestantes.

2) SÓ JESUS CURA:

Desde o início, o movimento pentecostal enfatizava que Jesus ainda curava os doentes através dos crentes fieis. A expressão “só Jesus cura” revela que o pentecostalismo clássico sempre creu na contemporaneidade dos dons espirituais e, portanto, o movimento pentecostal sempre foi continuísta.

Enquanto a teologia reformada ensinava a cessação dos dons espirituais extraordinários (dom de cura, variedade de línguas, interpretação de línguas, profecias, etc), o pentecostalismo sempre ensinou que todos os dons espirituais, incluindo os extraordinários, sempre estiveram disponíveis para os crentes ao longo da história da Igreja e que, nos dias de hoje, Jesus ainda concede tais dons aos crentes de acordo com sua vontade.

O Pentecostalismo, ao dizer que “só Jesus cura”, crer que os dons espirituais são concedidos somente por Jesus e, portanto, o crente é apenas um instrumento de Cristo a fim de que o mesmo realize sua obra salvadora.

Por fim, o pentecostalismo clássico crer que o Batismo no Espírito Santo potencializa os dons espirituais.

3) SÓ JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO:

Para o pentecostalismo clássico, o batismo no Espírito Santo é uma experiência disponível apenas para os salvos por Cristo e que esta experiência é um revestimento de poder destinado a capacitar a Igreja a cumprir seu papel missiológico.

O movimento pentecostal sempre ensinou que o batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta e posterior a regeneração, ou seja, o revestimento de poder é uma experiência diferente da regeneração e que acontece em momento posterior a regeneração do pecador. Esta crença é chamada de doutrina da subsequência do batismo no Espírito Santo.

Igualmente, para o pentecostalismo clássico, o Batismo no Espírito Santo é acompanhado de uma evidência física inicial obrigatória, qual seja: Falar em línguas estranhas.

Desta forma, o movimento pentecostal clássico, ao enfatizar que só Jesus batiza no Espírito Santo, sempre ensinou que é possível que o crente salvo tenha uma experiência direta e pessoal com Deus que culmina no revestimento de poder que capacita o crente a fazer a obra do Senhor com mais ousadia e poder.

4) JESUS BREVE VEM:

O movimento pentecostal clássico sempre adotou o dispensacionalismo como a sua forma de entender o plano de salvação elaborado por Deus. Assim sendo, o pentecostalismo clássico sempre creu na doutrina da iminência do arrebatamento, ou seja, o movimento pentecostal sempre creu que a volta de Jesus é iminente e que, portanto, Jesus pode voltar a qualquer momento.

Em decorrência da crença na iminência do arrebatamento, o pentecostalismo adotou a doutrina do Pré-tribulacionismo, crendo que o arrebatamento da Igreja se dará antes do início da grande tribulação.

Desta forma, crendo na doutrina da expiação ilimitada e na doutrina da iminência do arrebatamento, o movimento pentecostal vai assumir uma postura evangelística de urgência, investido todos os seus recursos humanos e financeiros no processo de evangelização a fim de que todos os homens ouçam o evangelho e tenha a chance de serem salvos, antes que Jesus volte.

5) PENTECOSTALISMO CLÁSSICO X NEOPENTECOSTALISMO:

O pentecostalismo clássico é diametralmente oposto ao neopentecostalismo quanto a sua confissão de fé e sua identidade teológica. Como exposto, o pentecostalismo clássico possui uma base teológica e doutrinária genuinamente bíblica e coerentemente protestante. Já o movimento neopentecostal, infelizmente, abandonou as bases doutrinárias do pentecostalismo clássico e abraçou um sistema doutrinário baseado no sincretismo religioso e em uma teologia da prosperidade moldada pela teologia da confissão positiva que é essencialmente antropocêntrica e antibíblica, fazendo com que os neopentecostais sejam, também, conhecidos como pseudopentecostais. 

Desta forma, quando falamos em movimento pentecostal, é preciso diferenciar o pentecostalismo clássico do movimento neopentecostal que se desviou dos princípios e doutrinas do movimento pentecostal clássico.

CONCLUSÃO:

Ao contrário do que afirmam muitos teólogos reformados, o movimento pentecostal clássico sempre teve uma identidade teológica. Os 4 pontos do pentecostalismo consubstanciam uma série de doutrinas bíblicas que formam a confissão de fé dos pentecostais clássicos e conferem, aos mesmos, uma identidade teológica genuinamente bíblica e coerentemente protestante.

Pb. Diego Natanael.




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