ELEIÇÃO CONDICIONAL: O SÍMILE DE JACÓ ARMÍNIO
![]() |
Jesus oferecendo salvação ao pecador |
O arminianismo crer na doutrina da Eleição Condicional, ou seja, Deus, por sua vontade soberana, decidiu impor ao homem, após a ação da Graça, a obrigação de, voluntariamente, crer e se arrepender de seus pecados. Desta forma, a salvação esta condicionada a aceitação ou rejeição, por parte do pecador, da oferta de salvação que a Graça Salvadora nos propõe.
O sistema teológico arminiano crer que o homem só tem capacidade de satisfazer a condicional divina após a ação da graça salvadora, pois é ela quem habilita a vontade do homem à corretamente desejar e praticar obras salvificamente boas. Não obstante, esta graça é resistível e, portanto, o pecador pode rejeitar a oferta de salvação.
A fim de explicar a doutrina da Eleição Condicional, Jacó Armínio propôs um Símile (figura de linguagem/comparação), vejamos:
“Para explicar o assunto empregarei um símile, o qual eu confesso, ainda, é bastante dissimilar; mas sua dissimilitude corrobora grandemente meu parecer. Um homem rico concede, a um pobre e faminto mendigo, esmolas com as quais ele será capaz de manter a sua família e a si mesmo. O fato de o mendigo estender as suas mãos para receber as esmolas faz com que elas deixem de ser um presente genuíno? Pode-se dizer com propriedade que ‘as esmolas dependem parcialmente da liberalidade do Doador e parcialmente da liberdade do favorecido’, embora este último não fosse receber as esmolas a menos que ele as tivesse recebido estendendo sua mão? Pode ser corretamente afirmado que, pelo fato de o pedinte estar sempre preparado para receber, ‘ele pode receber as esmolas, ou pode não recebê-las, conforme lhe aprouver?’ se tais asserções não podem ser verdadeiras acerca de um pedinte que recebe esmolas, menos ainda podem ser verdadeiras tais afirmações sobre o dom da fé, pois o recebimento do mesmo exige atos da graça divina muito mais sobrepujantes”. (Arminius. “The Apology or Defence of James Arminius, D.D”, works, v.2, p.52).
Comparando a história de Armínio com o processo de salvação, a humanidade é esse mendigo e Deus está a lhe oferecer a Graça Salvadora, basta que cada homem estenda a mão para receber esta graça. O estender a mão diante de Deus deve ser compreendido como o fato de Deus exigir do homem que este responda a seu chamado para a salvação com fé e arrependimento.
Rm. 10.9: “a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.
Hb. 11.6: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”.
Portanto, Deus deseja salvar o pecador, e todos somos pecadores, porém Ele só salvará aquele que, voluntariamente, crer no Senhor Jesus e se arrepender do seus pecados.
Pb. Diego Natanael
Comentários
Postar um comentário